
Chega de Achismos! Domine a Renda Fixa com a Simulação de Investimentos
Chega de Achismos! Domine a Renda Fixa com a Simulação de Investimentos
É muito comum o desejo de iniciar no mundo dos investimentos, porém, de forma planejada e segura. A boa notícia é que a renda fixa é excelente ponto de partida. E apresenta opções de baixo risco e previsibilidade de retorno, um tipo de investimento perfeito para os iniciantes e para quem procura diversificar sua carteira com o fator estabilidade. Afinal, como a renda fixa funciona? Ao investir na renda fixa, em geral, sabe-se desde o começo quanto o próprio dinheiro pode render.
Quais São os Benefícios ao Investir na Renda Fixa?
Este é de fato o investimento perfeito ao iniciante, que começa normalmente como perfil de investidor com aversão para riscos e perdas potenciais e mais conservador. E há investimentos de renda fixa que apresentam segurança fundamental, o FGC, Fundo Garantidor de Créditos, de exemplo LCI (Letras de Crédito Imobiliários), CDB (Certificado de Depósito Bancário), e LCA (Letras de Crédito do Agronegócio).
Qual a mecânica para ser investidor de título da renda fixa? Tudo é muito simples: ao obter título da renda fixa, torna-se credor de bancos, do governo ou empresas. O dinheiro do indivíduo, em troca, retorna para ele com juros. Além disso, o melhor, os termos como taxas e prazos se apresentam fixados desde o início, ideal para aquele que não deseja surpresas.
São, portanto, alguns exemplos de renda fixa:
- Títulos Públicos Federais.
- CDB (Certificado de Depósito Bancário).
- Notas Promissórias.
- Letras Financeiras.
- CRI e CRA.
- LCI (Letras de Crédito Imobiliário) e LCA (Letras de Crédito do Agronegócio).
- Debêntures e mais.
Importante: ter taxa física não quer dizer que saberá o retorno final do investimento exatamente, porém, sim, apenas o retorno esperado. E a renda fixa não se caracteriza 100% segura, pois fatores como marcação a mercado e risco de crédito podem então influenciar a final rentabilidade.
Existe Mínimo para Investimento na Renda Fixa?
Uma das razões que torna a renda fixa um ótimo investimento é que se mostra acessível. Pode-se iniciar com quantias muito baixas, sendo assim acessível para qualquer orçamento. Os produtos como Tesouro Direto e CDBs possibilitam que comece o investidor com pouco. Isso significa, na prática, que independente da quantia que possui para iniciar, há certamente uma opção de investimento na renda fixa.
Rendimento do Investimento em Renda Fixa
Na realidade, o rendimento dependerá do tipo de título que escolheu e também das condições econômicas. Por exemplo, Tesouro Selic, acompanha a taxa Selic. No caso do CDB, esse pode apresentar rendimentos variados, de exemplo até 130% de CDI ou superior.
A previsibilidade é exatamente a vantagem da renda fixa, pois conhecendo as taxas da rentabilidade e prazo de investimento, pode-se ter clara ideia do quanto renderá o dinheiro.
Diferença Entre Renda Fixa e Variável
Renda fixa e renda variável têm diferentes produtos, e desta forma, a diferença principal representa a previsibilidade de retornos. Já que como antes observado, em renda fixa se pode ter noção clara de ganhos. No caso da renda variável, é imprevisível o retorno e vai depender do mercado.
Para aqueles interessados em maior segurança, normalmente, optam por renda fixa, ao passo que aquele de perfil mais arrojado e que procura maiores retornos, porém com risco maior, pode ter preferência por renda variável. O primeiro passo é entender o próprio perfil de investidor para escolher de forma estratégica.
É Necessário Pagar Imposto de Renda dos Investimentos?
É necessário pagar imposto de renda de investimentos, a maior parte dos investimentos na renda fixa tem tributação por IR, Imposto de Renda, que vai incidir sobre rendimentos. De fato, a alíquota segue tabela regressiva, portanto, quanto mais tempo ficar investido o dinheiro, será menor o imposto.
A alíquota para aplicações de até 6 meses, é de 22.5%. O IR cai, para investimento acima de 2 anos, para 15%. Há, por outro lado, ainda algumas opções isentas do IR, de exemplo LCAs e LCIs. Tais alternativas se mostram vantajosas para aquele que procura investimentos com rentabilidade boa sem a popular “mordida do leão”.
Nesse contexto, de simulação de investimentos, uma ferramenta importante para comparar de forma adequada LCI, LCA com CDB e Tesouro Direto é o Gross Up. A ideia do Gross Up basicamente é equiparar esses investimentos de forma a poder melhor compará-los. Um jeito fácil e prático de fazer essa comparação é usando a nossa planilha simuladora de investimentos.

Há Risco em Renda Fixa?
Mesmo sendo a renda fixa mais segura do que a renda variável, ela não é livre de riscos. O principal risco é o de crédito, quando o emissor, que é a instituição financeira onde foi investido o dinheiro, não é capaz de honrar seus compromissos.
Mas, vários produtos da renda fixa têm proteção do FGC, Fundo Garantidor de Créditos, sendo o caso de LCIs, LCAs e CDBs. Existe ainda, além do risco de crédito, o denominado risco de mercado, que pode, na realidade, impactar rentabilidade, em especial nos títulos pré-fixados. Então é essencial escolher adequados investimentos para o próprio perfil e para seu prazo de aplicação, visando minimizar impactos das variações econômicas, de exemplo a inflação.
Como Começar Agora a Investir na Renda Fixa?
Agora que compreende o funcionamento da renda fixa, é momento de dar os passos iniciais. É importantíssimo seguir um planejamento para investir de forma segura e alcançar os objetivos. Aqui está um guia para começar a aplicar o próprio dinheiro nesta modalidade:
- Definir um objetivo e orçamento inicial.
- Escolher corretora para aplicar.
- Definir em qual tipo de investimento aplicará.
- Finalmente, acompanhar a movimentação do dinheiro.
Por que É Necessário Comparar os Próprios Investimentos?
Com tantas plataformas de investimento e instituições financeiras é fundamental comparar condições e taxas, assim avaliar:
- As taxas de custódia e administração, nos fundos e Tesouro Direto.
- Ofertas de LCIs e CDBs nas corretoras que podem pagar melhores taxas comparando com banco tradicional.
De fato, escolher títulos de renda fixa demanda atenção para vários fatores, como liquidez, prazo, risco e rentabilidade. São passos essenciais definir os objetivos financeiros que tem, conhecer o próprio perfil de investidor e ter atenção com cenário econômico, para assim maximizar os ganhos. E diversificar a carteira entre tipos diversos de ativos pode apresentar equilíbrio perfeito entre rentabilidade e segurança.
Renda Fixa e Planilha Simuladora na Prática: Superpoderes de Análise
Se você chegou até aqui, meus parabéns pelo empenho em mudar o seu planejamento financeiro e ser protagonista nas suas escolhas, através da simulação de investimentos. Nesse contexto, é clara a complexidade do mercado financeiro e são muitas nuances, portanto, o investimento pode parecer algo assustador para tantos. Mas, uma maneira excelente para se familiarizar com conceitos básicos e melhorar as próprias habilidades de investimento é através da utilização da planilha simulador de investimentos, que destacamos a seguir.
Uma ferramenta que apresenta experiência virtual de investimento, possibilitando aprender, praticar e experimentar estratégias diversas de investimento, e importante, reduzindo riscos. A planilha simulador de investimentos oferece recursos exclusivos e diferenciadas abordagens, o que atende as necessidades e objetivos financeiros do investidor. Uma ferramenta que possibilita simular várias estratégias de investimento e avaliar resultados futuros.
Este site fornece informações com propósito educacional e informativo apenas, não sendo, de forma alguma, uma recomendação de investimento. Assim sendo, as análises, opiniões e dados apresentados têm o objetivo de auxiliar na compreensão de conceitos relacionados a investimentos, mas não constituem aconselhamento financeiro.
Ademais, as opiniões expressas neste site são estritamente independentes e refletem exclusivamente as análises e interpretações dos autores. Este site de investimentos tem como objetivo fornecer informações imparciais e análises objetivas para os leitores.

Por Equipe Espaço do Investidor