
Renda+ ou Renda Mais, O título do Tesouro Direto para sua aposentadoria que te protege da inflação
Introdução
O Tesouro Direto, como explicamos nesse post com informações básicas, incluindo como investir e um resumo dos tipos de títulos, é um Programa do Tesouro Nacional desenvolvido em parceria com a B3 para venda de títulos públicos federais para pessoas físicas, flexível e de forma 100% online.
Em seguida, vamos explorar os principais títulos do Tesouro Direto, incluindo o Renda Mais ou Renda+, objeto principal desta postagem.
1. Títulos do Tesouro Direto
O regramento da rentabilidade e o seu resultado efetivo vai depender do título escolhido e da variação das condições econômicas:
- Primeiramente, temos o TESOURO SELIC, onde os títulos Tesouro Selic são títulos pós-fixados que possuem rentabilidade atrelada à Taxa Selic. A Taxa Selic é a taxa básica de juros da economia. É o investimento ideal para quem quer começar a investir no Tesouro Direto e possui o menor risco e volatilidade. Sendo assim, é o título bom para tempos de incerteza;
- Em seguida, temos o PREFIXADO, onde os títulos prefixados são aqueles que têm taxa de juros fixa, ou seja, você já conhece no momento do investimento. É o investimento ideal para quem quer saber exatamente o valor que receberá ao final da aplicação, no vencimento do título. Esse título se destaca principalmente quando a taxa SELIC tem uma expectativa de diminuir;
- Em terceiro lugar, temos o TESOURO IPCA, onde a rentabilidade está atrelada à inflação, medida pelo variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA. Ou seja, esses títulos oferecem rendimento igual à variação da inflação mais uma taxa prefixada de juros.
1.1 Títulos relativamente novos do Tesouro Direto
Adicionalmente, aos títulos listados acima que já são oferecidos a mais tempo, o Tesouro Direto passou a ofertar outros 2 títulos mais recentemente:
- TESOURO RENDA+ (RENDA MAIS), que se trata do título do Tesouro Direto atrelado ao IPCA, pensado para te ajudar a planejar sua aposentadoria complementar. Diferente dos demais títulos, com o RendA+ você irá resgatar seu investimento em 240 parcelas, assim receberá um valor mensal durante 20 anos. Portanto, ele é similar ao TESOURO IPCA, porém ao invés do resgate acontecer de forma integral no vencimento, o resgate é parcelado, de forma a simular uma aposentadoria para o investidor;
- Finalmente o TESOURO EDUCA+ (EDUCA MAIS) lançado em 2023, voltado para investimento em Educação própria ou de algum familiar. Ele é bem similar ao RENDA+, porém o resgate acontece em 5 anos, em 60 parcelas.
2. Sobre o Tesouro Direto Renda+
O Tesouro Renda+ tem o propósito de funcionar como uma aposentadoria complementar (complementar ao INSS). É uma ferramenta interessante para planejamento de aposentadoria. O Tesouro RendA+ adapta o conceito da previdência privada para os títulos públicos, simplificando o processo de investimento, trazendo mais segurança e acessibilidade ao planejamento previdenciário.
Se trata de uma opção de investimento com rentabilidade acima da inflação. Ele se assemelha ao título IPCA+, porém com algumas particularidades. Ao chegar o momento da sua aposentadoria, ao invés de receber todo o valor de uma vez (como no IPCA+), você passa a receber os frutos desse investimento mensalmente por 20 (vinte) anos, ou seja por 240 meses, passa a receber uma renda extra (ou renda a mais!).
Você investe hoje e não receberá nenhuma parcela por um tempo, que é o período de acumulação. Nesse tempo, os rendimentos são acumulados. Depois de uma certa data (de aposentadoria), em vez de receber tudo em uma única parcela (como faz o Tesouro IPCA+), você garante que vai ter uma renda mensal por 20 anos.
Assim, conforme exemplo abaixo, se comprarmos hoje em 2024 títulos Renda+ com Data Alvo 2035, receberíamos rendimentos mensalmente proporcionais ao número de títulos de 2035 a 2054. Atenção! Diferentemente do demais títulos do Tesouro Direto, a data disponibilizada com o nome do título, por exemplo, Tesouro Renda+ 2035, representa a data de conversão (de aposentadoria), quando se iniciam os pagamentos mensais.

3. Benefícios ou Vantagens do Renda+
Uma vez explicado os principais conceitos, vamos avaliar agora os benefícios do Tesouro Renda+.
- Considerando que existe tributação regressiva para o Renda+ (assim como todos os outros títulos do Tesouro Direto), essa questão de receber em parcelas pode ser uma vantagem tributária quando comparado ao IPCA+. Isso porque, eventuais parcelas de contribuição próximas ao vencimento serão beneficiadas pelo modelo de recebimento de parcelas;
- Outra questão é que as parcelas ainda não recebidas continuam rendendo juros e atualização pela inflação (obs: a taxa de IPCA + x% é acordada no momento da compra do título) até o último pagamento;
- Ademais, o fluxo diferenciado do Tesouro Renda+ facilita a acumulação de poupança para objetivos financeiros de aposentadoria, simplificando a vida do investidor;
- Outra vantagem do Renda+ é que, mantendo os seus títulos até a data de vencimento, conta com a isenção da taxa de custódia, cobrada pela B3;
4. Questões para conhecer sobre o Renda+
Uma questão importante para o planejamento financeiro é que, assim como nos outros títulos do Tesouro Direto, o Tesouro Renda+ tem alíquota regressiva de IR. Nesse título, a instituição financeira desconta o IR no recebimento da renda extra mensal e faz o recolhimento na fonte.
Vale considerar que produtos como PGBL e VGBL, de previdência privada, podem competir com o Renda+ no objetivo de aposentadoria ou previdência complementar. Esses produtos oferecem benefícios fiscais mais vantajosos quando comparados ao Tesouro Direto Renda+.
Por outro lado, no cenário atual, onde o Tesouro Renda+ apresenta uma taxa de 6,13% + IPCA, bem acima da média histórica recente, ele pode superar os outros produtos de previdência privada no longo prazo, mesmo com a questão tributária mencionada. Exploraremos esse tema na próxima seção.
Portanto, o Renda+ deve ser visto como mais uma opção de investimento para a aposentadoria do investidor e pode ser interessante dependendo da estratégia de acumulação escolhida.
5. Taxas Históricas de Títulos Renda+ e IPCA+
Continuando a questão de análise do cenário atual, onde tem se falado bastante nas redes e podcasts, que os títulos do Tesouro Direto atrelados ao IPCA estão com com uma taxa acima da média histórica, representando portanto uma oportunidade interessante de longo prazo.
Fazendo a extração das taxas diárias de compra, disponíveis no site do Tesouro Direto, podemos verificar que realmente as taxas de 6,13% do IPCA+ estão interessantes, tanto no curto prazo quando comparamos com o histórico do Renda+.

Assim como quando comparamos com Tesuro IPCA+ 2035 que tem uma curva disponível desde 2010 (prazo maior).


Gustavo Avila
Este site fornece informações com propósito educacional e informativo apenas, não sendo, de forma alguma, uma recomendação de investimento. Assim sendo, as análises, opiniões e dados apresentados têm o objetivo de auxiliar na compreensão de conceitos relacionados a investimentos, mas não constituem aconselhamento financeiro.
Ademais, as opiniões expressas neste site são estritamente independentes e refletem exclusivamente as análises e interpretações dos autores. Este site de investimentos tem como objetivo fornecer informações imparciais e análises objetivas para os leitores.